Ilha grega de Meganisi e os segredos da vela

As extensões do mar Jónico engoliram uma série de pequenos navios que passavam pelo canal de Lefkad. Os ventos clarearam ao ar livre, e as velas ansiosas por liberdade apareceram nos barquinhos clareados ao longe. Era hora de dominarmos a ciência do iatismo.

“Coloque a vela de proa”, - provavelmente o comando deveria ter soado assim, e com um olhar de passagem para o aparelhamento em execução, os batentes das cames e as alças dos nerds, tivemos que nos apressar para levantar as velas e puxar os adriços e lençóis.

Após o procedimento, o capitão avaliaria a direção das “bruxas” e daria à equipe uma garrafa de boa cerveja ou rum no porto.

Depois disso, escreveria algo heroico em meu diário naval, como o seguinte:

O navio “Europa”, subindo, trouxe e colocou o Marselha no estandarte; mas quando o “Eustache” que o seguia começou a empurrar, o “Europa” teve que dar lugar a ele, encheu o Marselha e foi à frente do navio inimigo extremo e barlavento; então ele ele virou outra tática, desceu e, ficando atrás de Rostislav, entrou novamente na batalha mais quente. " Do "lazer marinho" V. Dahl.

No entanto, é fácil adivinhar que, de fato, tudo parecia diferente.

Do jargão do mar, só conhecíamos o comando “meio meio” e “assobiam todos lá em cima” e, portanto, nosso capitão nem se deu ao trabalho de complicar nossas vidas. Tínhamos histórias suficientes quando o capitão recém-formado decidiu demonstrar seu conhecimento em um time inexperiente, muitas emoções e pouco resultado. Você pode gritar o nome das velas por um longo tempo, inchar as bochechas e olhar severamente para o horizonte, apenas as velas ficarão fracas ao vento, e o capitão e a tripulação incinerarão furiosamente um ao outro com olhares de mal-entendidos. Existem cordas e velas. Mostre o que e para onde puxar. Devo dizer que nosso capitão nos instruiu de maneira breve e inteligível. Agora estamos navegando!

É surpreendente, é claro, que durante o tempo de navegação tenha nascido uma linguagem separada. Um tipo de linguagem marinha universal, cujas palavras são emprestadas de marinheiros de todo o mundo. É a língua mais internacional. Afinal, os marinheiros frequentemente se comunicavam em portos de diferentes países do mundo.

Velas colocadas e, surpreendentemente, "bruxas" mostram a direção certa do iate. Na foto acima, as "bruxas" ficam suspensas, o vento não é pego. A arte de pegar o vento é digna de uma discussão separada. Alguns têm um olfato e o sentem, sabem como e onde pegá-lo. Enquanto isso, as velas são cheias de vento e o iate se inclina, ganhando velocidade. Inadvertidamente deixada na cabine da empresa, a garrafa rola de um lado para o outro e as colheres tilintam nas gavetas. Vela é outro entretenimento. A superfície do fogão é fixada de forma que os bules e as panelas não voem com a aparência de um rolo, mas seguem o princípio de um giroscópio de rede, permanecendo horizontalmente em relação à superfície da terra.

Nossa próxima parada é na ilha Meganisi.

Olha o que é isso? Ao longe, o presente de um bilionário aparece ao mar. Pode-se dizer propriedade privada russa nas águas territoriais da Grécia. Esqueça os diamantes e os pães de ouro. Pais atenciosos dão a seus filhos ilhas. Antes de termos tempo de nos afastarmos da ilha de Corfu, onde o iate do político ucraniano ancorava, novamente encontramos os traços adquiridos pelo excesso de trabalho - a ilha de Escorpiões.

E antes disso, Onassis possuía a ilha. Aqui ele comemorou um casamento com Jacqueline Kennedy, aqui ele também está enterrado, dando origem a rumores de rock maligno perseguindo o clã Kennedy.

Um pouco da Wikipedia para os curiosos:

Escorpião (em grego: Σκορπιός) é uma ilha no mar Jônico, na costa oeste da Grécia, perto da cidade de Nydri. Uma das poucas ilhas particulares.

É uma ilha alongada com um comprimento de cerca de um quilômetro. A ilha possui três edifícios residenciais, um heliporto e uma marina.

Em 1962, a ilha adquiriu a Aristóteles Onassis por 3,5 milhões de drams (a partir de 2013 - menos de meio milhão de rublos). Em 1968, o bilionário celebrou um casamento na ilha com Jacqueline Kennedy, viúva do presidente dos EUA John F. Kennedy. Após a morte de Aristóteles Onassis, em 1975, seu corpo foi enterrado na ilha. Sua filha Christina (mãe da neta de Atena, que até recentemente pertencia à ilha) e o filho tragicamente morto Alexander também estão aqui. A manutenção da ilha leva cerca de 1,5 milhão de euros por ano.

Em abril de 2013, uma empresa que opera no interesse de Ekaterina Rybolovleva (filha do bilionário russo Dmitry Rybolovlev) firmou um contrato de arrendamento de 99 anos para um grupo de ilhas na costa oeste da Grécia, incluindo Escorpiões. Rybolovlev pagou US $ 126 milhões pela ilha.

Pare de contar o dinheiro de outras pessoas. Aqui está, a ilha de Meganisi, novamente a vila piscatória de Vathy.

Bem, quanto você precisa para ser feliz? Algumas lojas, uma igreja, uma padaria e um açougue.

É claro que o restaurante costeiro e os preços lá, devo dizer, não são para os pescadores. Mas o chuveiro parece estar livre, bem, o banheiro é certo.

Olhando através desta foto, notei uma mancha no monitor e a limpei. Você tem um também? No começo, pensei que o pássaro caísse no quadro, mas depois surgiu o pensamento sobre peixes voadores, mas provavelmente é uma andorinha. Nós nunca vimos peixes voadores.

Na ilha, você pode alugar um ciclomotor por 20 euros, que é o que meu filho aproveitou. Ele dirigiu pela ilha, mas caiu em um gerbil, tudo deu certo, exceto por alguns arranhões nas mãos, mas em um tanque de gasolina e depósito de 200 euros.

Na manhã seguinte, decidimos não ir muito longe, apenas passeamos pela ilha e ficamos em uma bonita baía.

Assista ao vídeo: 102. De Vento em Popa, Melhor Velejada da Grécia - Sailing Around the World (Pode 2024).